ZyMot: saiba tudo sobre essa técnica de seleção de espermatozoides

O ZyMot é uma novidade da Medicina Reprodutiva que visa melhorar a seleção dos espermatozoides a serem utilizados nos tratamentos de Reprodução Assistida. Esse método consegue separar os espermatozoides com melhor motilidade e morfologia para a fecundação.

No texto a seguir, vamos explicar tudo sobre a placa ou o método ZyMot: para quem é indicado, como funciona e quais são suas vantagens. Confira!

O que é ZyMot?

A ZyMot é uma técnica laboratorial simples e mais natural que permite a seleção dos espermatozoides mais rápidos e com boa morfologia. Desta forma, o exame dispensa o tradicional processamento seminal, já que não há necessidade de centrifugação da amostra para ocorrer a seleção dos gametas.

A nova ferramenta nada mais é do que uma placa descartável que realiza a seleção dos espermatozoides através da microfluídica. Essa técnica separa os espermatozoides com mais motilidade e com menos fragmentação de DNA, possibilitando que tratamentos como Inseminação Artificial (IA) e Fertilização In Vitro (FIV) tenham melhores resultados. 

Quando a técnica ZyMot é indicada?

A ZyMot é indicada quando há necessidade de seleção de espermatozoides para os tratamentos de infertilidade, especialmente nos quadros de oligozoospermia e astenozoospermia. Além disso, a técnica é muito apropriada para homens que têm aumento da fragmentação do DNA espermático. Assim, o dispositivo consegue separar os melhores gametas para serem utilizados nos procedimentos de reprodução assistida.

Confira os procedimentos em que a ZyMot pode ser utilizada:

Como a técnica ZyMot funciona?

A ZyMot faz uma simulação do caminho que os espermatozoides percorrem para fecundar o óvulo. Sendo assim, ao recriar esse processo em laboratório, o embriologista consegue detectar os melhores e os mais rápidos gametas para serem utilizados no tratamento de reprodução assistida.

Desta forma, a amostra do sêmen é colocada em uma placa microfluídica onde vai passando por uma espécie de filtro, que seleciona os gametas de melhor potencial. O preparo é de fácil realização e dura em torno de 30 minutos.

Confira as etapas da técnica ZyMot:

  1. Os espermatozoides são incubados a uma temperatura ambiente para liquefação;
  2. O dispositivo no qual os espermatozoides serão testados é aberto com cuidado;
  3. O profissional utiliza uma micropipeta para tirar a solução de lavagem de esperma que é cuidadosamente inserida na porta de entrada do dispositivo;
  4. Os espermatozoides com a solução de lavagem são colocados na incubadora a 37 °C por 30 minutos;
  5. Os gametas selecionados são coletados e transferidos para um tubo tampado e guardado para ser posteriormente implantado na cavidade uterina ou utilizado para fertilização em laboratório, por FIV ou ICSI.

Técnica ZyMot: quais os benefícios?

A Medicina Reprodutiva utiliza métodos de preparo seminal que utilizam a centrifugação para selecionar os espermatozoides mais saudáveis. Já com a chegada dessa nova técnica, o processo de seleção pode ser mais natural, mais simples, rápido e assertivo. 

Desta forma, os principais benefícios da ferramenta são aumentar a seleção dos espermatozoides com maior motilidade e com menores níveis de fragmentação de DNA. 

Esse último fator impacta tanto no potencial fértil do sêmen, quanto na qualidade da fertilização. Isso porque um embrião oriundo de espermatozoides com DNA fragmentado pode apresentar atraso de desenvolvimento e ocasionar aborto precoce em alguns casos. 

Assim, a ZyMot se destaca por oferecer mais performance com resultado mais rápido e com menos chances de erro. 

Veja resumidamente as vantagens da técnica:

• Forma inovadora, simples e natural de capacitar amostras de espermatozoides humanos;

• Não requer a centrifugação da amostra;

• Seleciona espermatozoides com baixo índice de fragmentação de DNA;

• Seleciona espermatozoides com maior motilidade; 

• Seleciona espermatozoides com melhor morfologia (forma).

O que é fragmentação do DNA espermático?

A fragmentação do DNA espermático consiste na perda da integridade da cadeia de DNA presente nos espermatozoides. Dessa forma, há uma diminuição na capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo e assim de gerar um embrião.

No entanto, é importante esclarecer que é normal haver uma pequena parte dos espermatozoides com DNA fragmentado. Contudo, quando um grande número de gametas apresenta essa alteração (30%), as chances de acontecer uma gravidez naturalmente pode ser reduzida.

Taxas de sucesso técnica ZyMot

A ZyMot é uma técnica relativamente nova, portanto, não há grande quantidade de evidências disponíveis para confirmar as taxas de sucesso de gestações.

No entanto, sabe-se que a ferramenta seleciona espermatozoides com boa morfologia e com menor fragmentação de DNA. O que pode-se dizer até o momento é que a ZyMot, melhora a qualidade embrionária e as taxas de embriões euploides.

Técnica ZyMot valor

O valor da técnica ZyMot vai depender de clínica para clínica. No entanto, a boa notícia é que, por ser um dispositivo descartável, tem um custo relativamente baixo em relação ao tratamento de Reprodução Assistida. 


Sendo assim, se um especialista indicar esta técnica, não hesite em utilizá-la. Caso haja um custo adicional, será pequeno e valerá a pena pelo benefício que trará. Está cogitando realizar uma Fertilização In Vitro? Baixe gratuitamente nosso checklist com os exames solicitados para a FIV!

Checklist Exames para FIV confira checklist completo