o-que-esperar-da-consulta-com-um-especialista-em-infertilidade

O que esperar da consulta com um especialista em fertilidade?

Se você vai encontrar pela primeira vez um especialista em fertilidade, é normal ainda não ter certeza do que esperar dessa consulta.

Nesse primeiro atendimento, você deve fornecer o máximo de informações possíveis acerca do histórico de saúde do casal e, deve também iniciar uma relação de confiança com o profissional, afinal ele vai te acompanhar durante todo o processo.

Por esse motivo, é importante que você tenha em mente o que esperar da consulta. E pensando nisso, preparamos este artigo para que se sinta pronto(a) para dar esse grande passo.

Boa leitura!

Qual o melhor momento de buscar orientação médica para engravidar?

Algumas vezes, o momento para engravidar não ocorre quando desejamos. Existem alguns casos em que os casais apresentam dificuldades para engravidar. Por isso, antes de buscar uma orientação médica, é preciso levar em consideração alguns fatores e realizar um tipo de “checklist da fertilidade”. E o que isso significa?

O tempo de espera para um casal aparentemente saudável procurar um especialista em medicina reprodutiva é de um ano, ou melhor dizendo, 12 ciclos menstruais.

Isto é, se a mulher não tiver mais do que 35 anos de idade, pois a partir dessa idade, a mulher começa a perder a fertilidade – não que seja  impossível de engravidar-, mas é um pouco mais difícil.

O checklist da fertilidade acontece em três etapas:

  1. A primeira etapa é uma consulta com o casal, onde o médico vai fazer perguntas sobre o histórico de saúde de cada um, assim como a frequência que o casal mantém relações, e a quanto tempo estão tentando conceber um bebê.
  1. Na segunda etapa são feitos alguns exames físicos, em ambos, para detectar doenças sexualmente transmissíveis, varicocele ou outro tipo de problema.
  1. Na terceira e última etapa, podem ser solicitados exames individuais. A mulher fará exames como: ultrassom, transvaginal, histerossalpingografia e laparoscopia. Já o homem deverá realizar os seguintes exames: ultrassonografia dos testículos, espermograma e biópsia de testículo.

Se quiser saber mais sobre qual o momento de buscar orientação médica para engravidar, aqui no blog temos um post mais completo falando sobre o assunto.

Para resumir, podemos dizer que homens e mulheres devem procurar especialistas caso encontrem problemas para engravidar de forma espontânea, no tempo de espera considerado normal para uma gravidez natural ocorrer.

O homem pode consultar um urologista e a mulher um ginecologista para fazer uma avaliação geral e terem o encaminhamento para profissionais especializados, caso necessitem de uma investigação mais aprofundada.

Embora muitos casais sejam afetados pela infertilidade, atualmente existe um amplo conhecimento médico acerca da temática, incluindo tratamentos eficazes para que você possa realizar o sonho de ter um filho.

Preparação para a consulta

Como dissemos acima, a melhor maneira de aproveitar ao máximo a sua consulta com um especialista é saber o que esperar do atendimento. Para isso, é fundamental que você siga algumas dicas:

Descrição do problema

Anote as informações mais importantes, que incluem quando você começou a tentar engravidar, se monitorou a ovulação e com que frequência você e seu parceiro têm tido relações sexuais. Estes fatos podem fornecer importantes pistas sobre o que está causando sua dificuldade para ter um bebê.

Informação médica

Tenha em mãos a lista do histórico clínico, de exames médicos realizados, bem como os nomes e dosagens de medicamentos, suplementos e vitaminas que estão utilizando. Não se esqueça de incluir detalhes sobre avaliações de infertilidade ou tratamentos anteriores.

Lista de perguntas

Pode ser difícil lembrar de tudo que é preciso perguntar ao seu especialista em fertilidade, então uma lista de perguntas pré produzidas pode ajudar na sua primeira consulta.

A primeira consulta

A primeira consulta com o especialista em fertilidade serve para levantar informações e definir um planejamento.

Geralmente, a sua primeira consulta será uma espécie de conversa significativa e sincera com o seu médico. É uma oportunidade para o médico conhecer o seu histórico de saúde e você se familiarizar com o especialista que vai acompanhar todo esse processo.

Seu especialista em fertilidade também pode solicitar que você faça exames de sangue,  urina e um exame pélvico.

Estes exames são importantes no processo para recolher informações, pois fornecem detalhes sobre sua saúde física e o seu potencial reprodutivo. A análise de sêmen também fornece dados essenciais, e este exame também deve ser pedido.

Sugestões de perguntas para a primeira consulta

Mencionamos aqui que é uma boa idéia levar uma lista de perguntas para a sua primeira consulta. Por isso, reunimos algumas perguntas para ajudar a montar a sua lista de perguntas com mais precisão:

1. Quais são as possíveis opções de tratamento para o nosso caso?

2. Que tratamento você recomenda?

3. Qual a probabilidade de sucesso do tratamento sugerido?

4. Como funciona o tratamento?

5. Existem outras opções de tratamento?

6. Quanto custará o tratamento e quais as formas de pagamento?

Se você achou que o nosso post ajudou a saber o que esperar da consulta com um especialista em fertilidade, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça a nossa clínica.

O nosso compromisso com a ciência e com ser humano será sempre gerar possibilidades para a vida.