Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Saiba as respostas para as principais dúvidas sobre Reprodução Assistida

- Infertilidade

O que é infertilidade?

Conceitualmente, a infertilidade é a ausência de gestação após um período de 12 meses tendo relações sexuais frequentes e sem métodos contraceptivos. Um casal é considerado infértil quando um dos parceiros ou os dois possuem alguma alteração no seu sistema reprodutor, os incapacitando de gestar. A infertilidade, dependendo do caso, não torna impossível que aconteça uma gravidez, mas é essencial que exista acompanhamento médico que seja especializado em reprodução e gestação humana. Além disso, vale lembrar que esterilidade e infertilidade são coisas diferentes. A esterilidade é definida como a incapacidade absoluta de engravidar. Ou seja, as chances para que uma gravidez aconteça de forma natural se tornam inexistentes.

Quais os principais fatores de infertilidade para os homens?

As principais causas de infertilidade masculina estão, na maioria das vezes, relacionadas com o organismo do paciente, como é o caso da varicocele, algumas DSTs, além de cirurgias e infecções que podem interferir na sua fertilidade. Alterações genéticas também podem estar impedindo a gestação, impactando diretamente a produção de espermatozoides dos homens. Nesse sentido, existem diversos exames que podem ser realizados para avaliar a saúde fértil do homem. Caso o casal esteja com dificuldades para realizar o seu sonho, é importante iniciarem a investigação da fertilidade com um especialista em Medicina Reprodutiva, que assim é possível que o profissional consiga guiar o casal para a realização do sonho.

Quais os principais fatores de infertilidade para as mulheres?

Existem diversos fatores que interferem na fertilidade da mulher, que vão desde a idade, hábitos (alimentação, bebidas, cigarro, etc.), até as mais diversas doenças, sendo as principais: DSTs, endometriose, alterações nas trompas e cisto no ovário.

Quais os principais exames para avaliar a fertilidade?

Um dos primeiros passos para se iniciar a investigação da fertilidade do casal, além de procurar uma avaliação profissional, são os exames que serão solicitados na consulta. Para as mulheres, entre esses exames, estão: exames de sangue, para avaliação clínica e hormonal, a ecografia, para avaliar o útero e ovários, e o exame ginecológico de rotina. Além desses, em alguns casos, é solicitado a histerossalpingografia e a histeroscopia de introdução. No caso do homens, o principal exame é o espermograma, pois, através desse exame, diversos aspectos da fertilidade do homem podem ser investigados.

Posso fazer algo para tentar preservar a minha fertilidade?

Com o avanço da sociedade, as pessoas estão postergando cada vez mais o momento para se ter filhos. Porém, a nossa saúde fértil não acompanhou, gerando dificuldades para quem deseja engravidar cada vez mais tarde. Graças ao avanço da medicina, é possível utilizar a criopreservação para preservar materiais genéticos (óvulos e espermatozoides) e embriões. Esse método não só ajuda pessoas que desejam postergar a maternidade ou paternidade, mas também possibilita que pessoas possam ter filhos após enfrentarem tratamentos oncológicos.

- Tratamentos De Reprodução Assistida

Qual a diferença entre Inseminação Artificial e Fertilização In Vitro?

A Fertilização in vitro, ou FIV, é um procedimento de Medicina Reprodutiva que gera possibilidades para os casos mais complexos. Ela consiste em fecundar o óvulo com o espermatozoide em laboratório, que, após a analisar se o embrião irá se desenvolver, é transferido para o útero da mulher e assim dar continuidade na gestação. A Inseminação Intra-Uterina, ou Inseminação Artificial, é um procedimento menos complexo que a FIV, no qual o esperma é coletado e preparado para ser inserido diretamente no interior do útero da mulher, onde a fecundação do óvulo ocorrerá naturalmente.

Quando devo recorrer a um tratamento de Reprodução Assistida?

Existe uma certa demora considerada normal para a concepção. Esse período de tentativas é chamado de tempo de espera e se refere ao período que a mulher tenta engravidar de forma espontânea. O tempo de espera considerado normal para mulheres de até 35 anos é de 12 ciclos menstruais. Depois dos 35 anos de idade, as chances de engravidar espontaneamente diminuem consideravelmente. Por isso, o indicado é procurar orientação médica a partir de seis meses do tempo de espera. Já a partir dos 40 anos de idade, o ideal é buscar orientação médica o quanto antes.

Como descobrir o tratamento mais adequado para o meu caso?

Só é possível descobrir qual o melhor tratamento para o seu caso através de um diagnóstico realizado por um especialista em Medicina Reprodutiva. Ele fará uma investigação da sua fertilidade, levando em conta diversos aspectos da sua saúde, e solicitará alguns exames. Após o resultado, ele encontrará o tratamento mais adequado para o seu caso.

Quais as possibilidades para casais homoafetivos?

Para casais de mulheres, é possível fazer tanto a FIV (fertilização in vitro) quanto a IIU (inseminação intra-uterina). Nos dois procedimentos, são utilizado espermatozoides de um banco de doação de sêmen. Já para o caso de casais de homens, o único procedimento possível é a fertilização in vitro, onde será necessário a utilização de óvulos doados e de útero substituição.

Tenho 40 Anos, qual a opção de tratamento para mim?

A partir dos 35 anos, a mulher tem uma queda considerável na sua fertilidade. Mulheres acima dos 40 anos precisam ir a um especialista em reprodução humana o mais breve possível, para ele iniciar a investigação das possibilidades para o seu caso.

O que devo perguntar no dia da consulta?

A sua primeira consulta consiste numa troca sincera com o seu médico. É uma oportunidade para o médico conhecer o seu histórico de saúde, e você se familiarizar com o especialista que vai acompanhar todo o processo. A confiança no seu especialista tem extrema importância para o sucesso do tratamento. Por isso, faça todas as perguntas que permitam que você se sinta com mais segurança em relação ao procedimento. Abaixo, fizemos uma lista de perguntas para você poder levar ao seu especialista: 1. Que tipo de tratamento você recomenda tentar primeiro? 2. Quais são os riscos do tratamento? 3. Como se comparam os tratamentos recomendados em termos de riscos e taxas de sucesso? 4. Existem mudanças de estilo de vida que podem ajudar a aumentar minhas chances de engravidar?

- Funcionamento da Nilo Frantz - Estrutura, Profissionais e Valores

Como escolher a melhor clínica de Medicina Reprodutiva?

Existem diversos aspectos que precisam ser levados em conta, como confiança na equipe médica, estrutura, conforto e privacidade, mas o mais importante é que a clínica tenha capacidade de oferecer as melhores condições para atender às expectativas e necessidades dos pacientes.

O que esperar da primeira consulta na Nilo Frantz?

A primeira consulta com o especialista em fertilidade serve para levantar informações e definir um planejamento. Geralmente, a sua primeira consulta será uma espécie de conversa com o seu médico. É uma oportunidade para o médico conhecer o seu histórico de saúde e seus hábitos. Esse também é um ótimo momento para você se familiarizar com o especialista que vai acompanhar todo esse processo. Além dessa conversa, o especialista pode solicitar alguns exames. Eles são importantes no processo para recolher informações, pois fornecem detalhes sobre sua saúde física e o seu potencial reprodutivo. A análise de sêmen também fornece dados essenciais, e este exame também deve ser pedido.

Como é realizado o diagnóstico na Nilo Frantz?

Todos os nossos especialistas são focados no diagnóstico. Assim, desde a primeira consulta com os nossos pacientes, damos início a uma investigação aprofundada, analisando todas as possibilidades para podermos ajudar a realizar o seu sonho. Realizamos os exames de diagnóstico mais modernos, de modo a obter os diagnósticos mais precisos e realizar os tratamentos mais adequados para cada caso.

Quais serviços adicionais ao tratamento a clínica dispõe?

Além de uma equipe médica qualificada, oferecemos serviços multiprofissionais, como psicóloga e nutricionista, pois temos o cuidado e a preocupação em proporcionar o melhor para nossos pacientes.

Quais os diferenciais da Nilo Frantz - Medicina Reprodutiva?

Somos extremamente focados no diagnóstico, onde investigamos a fundo o caso de cada um dos nossos pacientes, através de um atendimento humanizado, sempre lutando para realizar o sonho de todas as pessoas que passaram por nós.

Pré-agende a sua consulta