blog-infertilidade-masculina

Dicas para evitar a infertilidade masculina

A infertilidade masculina pode ocorrer ao longo da vida ou pode ter origem em uma herança genética. Ainda assim, qualquer escolha pode vir a impactar o modo como a infertilidade é ocasionada, e as escolhas de hábitos e saúde fazem toda a diferença nesse quesito.

O sonho de formar uma família é algo comum entre muitos casais. E sendo esse o seu caso e da pessoa que você divide uma vida, alguns cuidados podem ser tomados para que a fertilidade não fique comprometida. 

Por isso, vamos fornecer nesse material algumas dicas que podem te ajudar a preservar o seu organismo e a sua fertilidade. 

Desejamos uma excelente leitura!

O funcionamento do corpo masculino

O corpo masculino produz sêmen dia após dia, entretanto, com a chegada da idade e o passar do tempo, alguns hábitos não saudáveis podem comprometer o funcionamento da produção de espermatozóides, diminuindo de forma significativa a chance de se tornar pai. 

Algumas das causas principais quanto à infertilidade masculina são a produção ausente ou de menor qualidade de espermatozoides no sêmen. Além disso, uma série de inflamações, doenças prostáticas, disfunções hormonais e câncer também são causadores da infertilidade. 

As varizes nos testículos, ou varicocele, é uma das principais doenças causadoras da infertilidade masculina. Cerca de 42,2% dos casos provém da varicocele. Em seguida, os casos de infertilidade idiopática ou sem causa aparente também aparecem no ranking. 

A obstrução em vias seminíferas também é uma causa apontada nos diagnósticos em 14,3% dos casos. Criptorquidia, onde um ou ambos os testículos não conseguem descer para a bolsa testicular, apresentam 3,4% das causas para infertilidade. 

Há ainda outros fatores, em menores índices, que também devem ser levados em consideração. Alguns deles, como disfunção ejaculatória (1,3% dos casos), fator imunológico (2,6%), insuficiência testicular de primeiro grau (1,3%), exposição excessiva à radiação ou o uso de drogas (1,1%), além das causas endócrinas (1,1%). Existem casos ainda que a causa da infertilidade masculina ocorre em associação a mais de um fator. 

É importante levar em consideração também que as causas desconhecidas para infertilidade ainda estão em grande presença, e acredita-se que uma das formas para não contribuir para esse resultado é levar uma vida saudável, por meio de medidas simples que podem fazer toda a diferença. 

E não é só esse benefício, mas a vida saudável também permite que o indivíduo se sinta melhor e tenha uma vida mais leve. Por isso, separamos algumas dicas que podem contribuir para que a infertilidade masculina não aconteça. 

Dicas para evitar a infertilidade masculina

Uma vida saudável, além de ajudar a evitar a infertilidade no homem, também ajuda a se proteger de uma série de outros males ao organismo. Se você deseja realizar o seu sonho de construir uma família, preste atenção nas dicas que vamos te passar agora. 

  • Pratique exercícios com alguma frequência semanal. Cerca de 30 a 40 minutos são o suficiente, mas cuidado com o excesso de peso. Não exagere;
  • Tenha um sono saudável, por um período de 8 horas diárias. Lembre-se que o ideal é dormir cedo e acordar cedo; 
  • Não se esqueça de fazer refeições a cada 3 horas no dia, escolhendo alimentos saudáveis; ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas, grãos integrais, etc.; 
  • Hidrate-se, beba cerca de 2 litros de água por dia; 
  • Evite consumir cafeína em excesso;
  • Evite o estresse e tente adotar medidas para aliviá-lo, como acupuntura, yoga, meditação e shiatsu;
  • Evite banhos muito quentes em banheiras e saunas, pois o excesso de calor sobre os órgãos sexuais ajuda a interferir na produção de espermatozoides; 
  • Cuidado ao manter o notebook no colo sem uma proteção, de modo que o calor e a radiação do aparelho não interfiram na produção de espermatozoides. 

Os hábitos saudáveis fazem toda a diferença quanto à fertilidade masculina, e o acompanhamento médico é essencial para se obter a orientação correta para cada caso, de forma individualizada e específica. 

Não deixe de procurar um especialista em urologia para falar acerca dos cuidados voltados às infecções genitais e como o uso de drogas, álcool, anabolizantes, cigarros, medicamentos que tenham como base a codeína desencadeiam de forma direta casos de infertilidade masculina. 

E não se esqueça: manter-se longe de fatores que provocam risco à fertilidade é a melhor medida a ser tomada, principalmente para quem deseja constituir uma família. 

Considerações finais

A mudança de hábitos que auxiliem na busca por uma forma saudável de viver a vida pode construir boas bases para evitar que a infertilidade masculina faça parte do diagnóstico do homem que tem o objetivo de ter uma família. 

Por isso, não deixe de cuidar integralmente de sua saúde, preservando-a da melhor maneira possível. 

Se você está em busca da melhor equipe de profissionais, serviços, além de uma infraestrutura especial para o seu tratamento, clique aqui e conheça as melhores técnicas de medicina reprodutiva do Brasil.

O nosso compromisso maior é gerar possibilidades para a vida.