blog-como-se-preparar-para-RA

Como se preparar para o processo de reprodução assistida?

Os procedimentos de reprodução assistida são os que mais despertam a curiosidade nas mulheres que almejam realizar o sonho de se tornarem mães.

Além disso, esse tipo de procedimento pode exigir uma preparação específica da mulher que iniciar o tratamento já a partir da primeira consulta.

Pensando nisso, preparamos um texto bastante especial para falarmos sobre como funciona o início do processo de reprodução assistida e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento.

Desejamos uma excelente leitura!

O que é reprodução assistida?

Métodos de reprodução assistida são tratamentos e procedimentos que ajudam casais que estão tentando ter êxito em conceber uma gravidez, e que não tiveram sucesso quando tentaram de forma natural. 

Dessa forma, a reprodução assistida trouxe novas alternativas para casais diagnosticados com infertilidade ou dificuldade em engravidar terem a chance de formar suas famílias. 

Os procedimentos para reprodução assistida podem ser desde a inseminação artificial, onde espermatozoides são injetados diretamente no útero da mulher, até a fertilização in vitro, em que a fertilização do óvulo ocorre fora do útero materno, sendo implantado após a fecundação. 

Ambos os procedimentos envolvem contato direto com o médico para que a gravidez ocorra de forma saudável para a paciente.

Por conta dos avanços da medicina reprodutiva, boa parte dos casais que optam por uma clínica especializada em reprodução assistida obtém sucesso em conseguir engravidar. 

As taxas de sucesso podem variar de 20% a 40%, dependendo do procedimento escolhido. Vale ressaltar que esses dados podem variar de acordo com a faixa etária das pacientes e do histórico de saúde.

A primeira consulta sobre reprodução assistida

Durante a primeira consulta, é comum o casal sentir medo de não conseguir encontrar alternativas viáveis para trazer a gravidez ao seio familiar. 

Entretanto, com uma conversa com um médico especialista, ele analisará o histórico familiar e clínico do casal, além de outras tentativas que tenham ocorrido para que possa entender ainda mais sobre o que vem impossibilitando a gravidez natural.

O casal terá sua avaliação individualizada para que seja possível descobrir os motivos que podem estar levando à infertilidade.

Na primeira consulta, entretanto, nem sempre será possível saber qual tratamento sobre reprodução assistida que poderá ser indicado para o casal. 

Os exames vão apontar com maiores detalhes para o médico que tipo de procedimento e as alternativas possíveis que a família tem para ter um filho. 

Mesmo para mulheres que decidiram ser mães solteiras ou pessoas em união homoafetiva, a conversa se faz necessária com o médico especialista, a fim de que se possa apontar o que fazer para que o método de reprodução assistida seja o mais eficaz possível. 

Como se preparar para a primeira consulta?

Antes de qualquer procedimento, o primeiro aspecto que precisa ser trabalhado para a primeira consulta é o emocional. 

A mulher que deseja iniciar o procedimento pode procurar amigos, familiares e o parceiro para conversar sobre o tema, suas dúvidas, receios e expectativas em relação ao assunto. 

Também é recomendado que a mãe faça uma pesquisa prévia sobre o tema e busque anotar suas perguntas para serem levadas ao médico mais indicado.

Além disso, para a primeira consulta, alguns documentos podem ser necessários, sendo eles: um documento de identificação com foto para reconhecimento da paciente, carteirinha do convênio hospitalar, caso tenha, exames que tenham sido feitos previamente sobre infertilidade, histórico menstrual de no mínimo 6 meses anteriores e relatórios sobre tratamentos e cirurgias que possam ter sido feitas. 

É importante salientar que cada clínica poderá informar a futura mãe sobre quais documentos serão necessários para a primeira consulta, por isso não hesite e consulte o local de atendimento. 

Mais sobre reprodução assistida

Para qualquer procedimento de reprodução assistida, contar com uma equipe de profissionais no assunto é essencial para que o processo ocorra com o máximo de conforto e segurança.

Por isso, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Como procurar a melhor clínica de reprodução assistida?” para que você saiba ainda mais sobre como realizar o seu procedimento com a melhor equipe da área.

Esperamos que goste!

Considerações finais

O procedimento para reprodução assistida envolve processos anteriores à escolha da alternativa mais adequada para o quadro da mulher que deseja ser mãe, mas que não tenha conseguido de maneira natural. 

Um desses processos é a primeira consulta, primordial para apresentar ao médico suas maiores dúvidas sobre o que envolve a reprodução assistida. 

Por isso, não hesite em entrar em contato com a melhor equipe de profissionais da área, a fim de sanar todas as suas perguntas e trazer a melhor solução para o seu caso. 

Se você está em busca de profissionais e alternativas que te ajudem acerca do tema de reprodução assistida, clique aqui e conheça as melhores técnicas de medicina reprodutiva do Brasil.

O nosso compromisso maior é gerar possibilidades para a vida.