Acupuntura para engravidar: como auxilia no tratamento da infertilidade feminina e masculina?

Você já ouviu falar em acupuntura para engravidar? Pois saiba que esta terapia milenar, além de trazer benefícios para a saúde e bem-estar, também ajuda os casais a realizarem o sonho de ter um filho. 

No texto a seguir vamos falar um pouco mais sobre acupuntura, sua definição e como ela pode auxiliar a gravidez. Além disso, vamos mostrar sua importância nos tratamentos de Reprodução Assistida.

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma terapia, originária da China, usada para tratar doenças, promover a saúde e o bem-estar. Nesse sentido, esse método terapêutico chinês enxerga o corpo como um composto de energia, que deve estar sempre em harmonia. Porém, se a energia estiver desequilibrada, pode provocar problemas causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza, entre outros.

Desta forma, as técnicas da acupuntura consistem na aplicação de agulhas finas, laser ou sementes de mostarda em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos. Nesses locais se encontram terminações nervosas, tendões e fibras musculares. 

Assim, os estímulos provocados seguem pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Esta ação libera neurotransmissores e desencadeia efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular. 

Além disso, a inserção das agulhas de acupuntura também tem ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico, e sobre várias outras funções orgânicas. 

Para que serve a acupuntura?

Como vimos, a acupuntura tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Nesse sentido, a técnica é utilizada também para melhorar a imunidade e ajudar até mesmo no tratamento de problemas emocionais.

Este método terapêutico chinês foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma especialidade médica em 1995. Desta forma, a acupuntura vem sendo usada no tratamento complementar de diversas doenças, na diminuição de dores crônicas, na redução da ansiedade e do stress. Além disso, a técnica beneficia as pessoas na luta contra o uso de cigarro, álcool e drogas. 

De acordo a Organização Mundial de Saúde, a acupuntura pode ser usada para mais de 200 doenças e sintomas. 

Conheça algumas situações quando a acupuntura pode ajudar:

Quais são os tipos de acupuntura?

Além da acupuntura tradicional, que faz o uso das agulhas para estimular zonas do corpo, há também outros tipos de acupuntura que são indicadas para diversas finalidades.

Conheça os tipos de acupunturas utilizada no Brasil:

Acupuntura Clássica

A acupuntura clássica é a mais tradicional. Nesse sentido, consiste na aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele, procurando estimular zonas do corpo e melhorar o fluxo de energia. A acupuntura clássica é capaz de tratar diversas doenças e trazer muitos benefícios aos pacientes. 

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a estimulação de agulhas de acupuntura por impulso elétrico. Desta forma, é usado um aparelho com agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo.

Assim, este tipo de acupuntura proporciona estímulos por longo tempo com intensidade e frequência estáveis. Desta forma, é indicada no tratamento de dores agudas, de patologias encefálicas ou para analgesia em nível cirúrgico.

Acupuntura auricular

Na acupuntura auricular, os estímulos são feitos em pontos energéticos da orelha, onde há mais de 100 pontos que refletem o funcionamento dos órgãos. 

Também chamada de auriculoterapia, nesta técnica ocorre a aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas para tratar doenças físicas ou emocionais.

Acupressão

Esta técnica consiste na pressão dos dedos em pontos chaves de acupuntura, nas mãos e nos pés. Nesse sentido, apresenta o mesmo efeito que a inserção de agulha de acupuntura em menos intensidade Assim, é recomendado para tratar doenças leves, especialmente em bebês e crianças.

Laser Acupuntura

A laser acupuntura é igual à técnica da acupuntura clássica, porém, ao invés de utilizar agulhas, os pontos são estimulados por meio de laser de baixa intensidade. Essa técnica pode ser usada para tratar ansiedade, artrite, artrose, depressão, nevralgias, sinusites, torcicolos, entre outras patologias. 

Sono Acupuntura

É a aplicação de ondas sonoras com frequência acima de 400 Hz nos pontos de acupuntura para emitir vibrações e estimular as zonas corporais.

Moxabustão

A moxabustão, ou moxaterapia, consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele, através de um bastão enrolado com ervas medicinais como a artemísia, por exemplo. A liberação da energia através do calor pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas como dor nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

Quem pode fazer acupuntura?

A acupuntura pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive por quem não apresenta queixas, já que a técnica é indicada também para melhorar o bem-estar do indivíduo. Nesse sentido, o tratamento pode ser realizado até mesmo em crianças e adolescentes. 

Além disso, a acupuntura também beneficia mulheres grávidas, ajudando a reduzir os efeitos das variações hormonais, aliviando as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

Por outro lado, a acupuntura não é recomendada para pessoas com doenças hematológicas, principalmente relacionadas com a coagulação do sangue. Isto porque a aplicação das agulhas pode causar pequenos sangramentos. Além disso, a técnica também não é indicada para pessoas que possuem alergia a metais. 

Mas vale ressaltar que os tratamentos de acupuntura são seguros. Assim, devem ser realizados por profissional qualificado, com registro profissional, e em clínicas certificadas que seguem as normas da ANVISA.

A acupuntura para engravidar funciona?

Sim, dependendo do caso a acupuntura pode contribuir para se chegar a uma gravidez. Isso acontece pois, como vimos, a premissa da acupuntura é que a desregularização do fluxo de energia do corpo prejudica o funcionamento do organismo. Assim, quando falamos em dificuldade para engravidar, a acupuntura atua em vários padrões de desarmonia, incluindo falta de energia, ciclos menstruais irregulares e cansaço excessivo. 

Nesse sentido, o foco é atuar nos meridianos (pontos de energia) dos rins, do coração e do fígado que impactam na saúde reprodutiva. Desta forma, quando essas áreas são tratadas, a qualidade do óvulo melhora, o revestimento do útero se torna mais saudável, os ciclos menstruais são regulados e os hormônios entram em equilíbrio em todo o corpo.

Quais os benefícios da acupuntura para engravidar?

A acupuntura, sem dúvidas, traz benefícios para quem pretende engravidar. Nesse sentido, utilizada como uma terapia complementar, ela pode impactar positivamente na fertilidade, além de melhorar a saúde e promover o bem estar. 

Desta forma, um das principais ajudas da acupuntura é a estimulação do sistema nervoso central que gera importantes respostas na saúde reprodutiva.

Veja os principais benefícios da acupuntura para a fertilidade: 

  • Aumento do fluxo de sangue nos ovários e na região do útero;
  • Melhora e regula o ciclo menstrual feminino;
  • Estabilização dos níveis hormonais para melhorar a produção do esperma masculino (espermatogênese);
  • Melhora do estresse, que afeta diretamente a função reprodutiva masculina e feminina.

Além disso, trabalhos científicos realizados em vários centros de fertilidade pelo mundo apontam que a acupuntura pode realmente aumentar as chances de gravidez, quando feita durante o ciclo de Fertilização In Vitro. Nesse sentido, os estudos mostraram que o grupo de mulheres que passou por tratamento de reprodução assistida com acupuntura teve um índice de gravidez de 15 a 20% maior do que o grupo que não fez a terapia chinesa.

Desta forma, a acupuntura potencializa o tratamento para a infertilidade masculina e feminina. Veja como:

Atuação na infertilidade dos Homens:

Atuação na infertilidade das mulheres:

Em quais casos a acupuntura pode ajudar para engravidar?

A acupuntura está cada vez mais sendo utilizada nos tratamentos de quadros que afetam a fertilidade. Nesse sentido, a técnica chinesa identifica padrões de desarmonia do corpo e procura corrigir os desequilíbrios. 

Desta forma, a acupuntura é capaz, por exemplo, de influenciar o ciclo menstrual melhorando o fluxo sanguíneo para o útero e ovários e preparando o endométrio para receber o embrião. Além disso, a acupuntura é usada também para contribuir no tratamento de outras causas de infertilidade.

Veja quando a acupuntura pode ajudar:

Pontos de acupuntura para ajudar a engravidar 

  • Meridiano dos Rins: acredita-se que os rins sejam os responsáveis por fornecer energia ao corpo, então tratar essa área dará à mulher mais energia e vitalidade para oferecer ao corpo;
  • Meridiano do Fígado: regula o fluxo menstrual e reduz os efeitos psicológicos da TPM, da depressão e da ansiedade;
  • Meridiano do sistema cardíaco: este meridiano está relacionado ao estado emocional de uma pessoa. Assim, a acupuntura que almeja esse meridiano ajuda a reduzir o cansaço e promove o relaxamento e a saúde através do processo de concepção.

Quantas sessões de acupuntura para engravidar?

É importante salientar que o tratamento de acupuntura é individualizado, variando de pessoa para pessoa, de caso para caso, mesmo quando o problema a ser solucionado é o igual. Nesse sentido, antes de iniciar o tratamento com a acupuntura, é necessário realizar todos os exames ginecológicos e o espermograma para ter um diagnóstico completo e seguro.

Nesse sentido, os pacientes que buscam uma gravidez natural, sem auxílio das técnicas de Reprodução Assistida podem fazer a acupuntura 1 vez por semana. Por outro lado, pessoas que necessitam de Fertilização In Vitro (FIV) para engravidar, têm indicação de iniciar acupuntura de 1 a 2 meses antes do tratamento, com 1 sessão semanal. E ainda, durante todo o processo, a sugestão é seguir com 2 sessões por semana.

Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica quando realizada no dia da transferência do embrião ao útero, e deve continuar nas primeiras 12 semanas de gestação.

A acupuntura pode ser feita durante a gravidez?

Diversos estudos indicam que a acupuntura pode ser feita durante a gravidez. Nesse sentido, acredita-se que a técnica pode ajudar com os sintomas de enjoos, salivação excessiva, edema e ameaça de aborto. Da mesma forma, melhora o peso do feto, a ansiedade, o medo do parto e a tensão muscular auxiliando a circulação útero-placenta, sem afetar o feto.

Além disso, durante o parto, acelera a saída do bebê e regulariza o tempo das contrações uterinas. Já no pós-parto, ela promove a expulsão da placenta e estimula a produção de leite materno.

Porém é preciso ter cuidado. Em gestante não se pode usar eletroacupuntura em nenhum período. Assim, o indicado é realizar a acupuntura tradicional e a auriculoterapia, para alívio dos incômodos que surgem na gestação (enjoo, náusea, edema e etc). Desta forma, a acupuntura pode ser utilizada em qualquer período da gravidez, desde que feita por um profissional experiente, que tenha formação adequada e reconhecida.

Quais são os pontos contraindicados de acupuntura na gravidez?

Não há contraindicação em fazer acupuntura na gravidez. Porém, o profissional deve ter alguns cuidados especiais com a gestante, como não inserir agulhas diretamente na barriga, e ter atenção com pontos que auxiliam a virada do bebê no útero.

Está tentando engravidar mas ainda não conseguiu? Baixe o nosso e-book gratuito para entender o que pode estar acontecendo!

banner ebook nao consigo engravidar